Sta. Francisca Xavier Cabrini

Madre Cabrini foi falar com o Papa Leão XIII sobre o seu desejo missionário de anunciar Jesus Cristo na China, mas ele disse-lhe “Não ao Oriente, mas ao Ocidente”. Não à China, mas a América onde seus irmãos italianos estão sofrendo muitas necessidades e vivendo como verdadeiros escravos.

O empreendedorismo de Madre Cabrini foi notável com a fundação de escolas, orfanatos, pensionatos, centros de acolhida, hospitais atendendo às necessidades locais e de seu tempo. Sua ação missionária se estendeu às minas de carvão, aos cárceres, às plantações de algodão, às construções de estradas, enfim a todos os lugares onde ia com suas irmãs para ajudar os italianos na reconstrução da dignidade de pessoa humana.

Madre Cabrini atravessou o Oceano Atlântico 24 vezes, morreu no dia 22 de dezembro de 1917, nos Estados Unidos, deixando 67 obras iniciadas e em funcionamento, contando com aproximadamente mil irmãs na Congregação. Beatificada em 13 de Novembro de 1938, foi canonizada em 07 de julho de 1946 pelo Papa Pio XII e, posteriormente, proclamada Padroeira dos migrantes. Sua Santidade, João Paulo II, a reconheceu como “Missionária da Nova Evangelização” em julho de 1996.


Rua Capitão Cavalcanti, 51 - 04017-000 - Vila Mariana - São Paulo/SP | Tel.: 11 5579-5271