Pastoral Vocacional

Toda vocação cristã é, acima de tudo, uma vocação ao seguimento de Jesus. No entanto, há diversas formas de segui-Lo e servi-Lo, o que chamamos de carisma. O carisma cabriniano tem origem na vida de Madre Cabrini que, atraída pelo Coração de Cristo quis vivenciar, profundamente, Suas palavras e sentimentos. São características da vocação cabriniana:

1. Amor Missionário em Jesus Cristo: sentindo-se enviada a colaborar no Plano da Redenção, Madre Cabrini fundou o Instituto “Missionárias do Sagrado Coração de Jesus”, cujo nome é um projeto de vida: serem portadoras do amor de Cristo no mundo.

2. Misericórdia e Compaixão: ressaltam o Amor sensível ao sofrimento, às necessidades e angústias das pessoas; desfaz a ideia de um amor desencarnado da realidade.

3. Simplicidade Dialogante: visa propor de forma atualizada a humildade atribuída pelo Evangelho a Jesus manso e humilde de coração. A humildade se contrapõe à arrogância, e leva as pessoas a se colocarem como companheiras e amigas.

4. Justiça Solidária: mostra a consciência do amor nas relações interpessoais e sociais, superando distorções e desigualdades às vezes disfarçadas pela cordialidade e privilégios. A proposta é cultivar o sentimento de justiça evangélica, que se ocupa com os mais frágeis e contribui para a dignidade de todos (Mt 25, 31ss).

5. Espírito Comunitário: caracteriza o esforço convergente para que o desenvolvimento das pessoas supere o isolamento na forma de agir e de construir interações.

6. Responsabilidade: é um dom aos seres humanos “feitos à imagem e semelhança de Deus” para serem fecundos e cuidar da criação (Gn 1,26). O cuidar das pessoas exige a proteção ao conjunto de suas relações, dentre elas: as relações sociais, de justiça, respeito, cordialidade, e defesa do ambiente, hoje tão ameaçado.


Rua Capitão Cavalcanti, 51 - 04017-000 - Vila Mariana - São Paulo/SP | Tel.: 11 5579-5271