Fundadora

Francisca Xavier Cabrini nasceu em Sant’Angelo Lodigiano, norte da Itália, no dia 15 de julho de 1850. Seus pais, Agostinho Cabrini e Estela Oldini, bem como sua irmã Rosa, tiveram grande influência na sua vocação de religiosa missionária.

Sua capacidade intelectual foi desenvolvida, de maneira significativa, na Escola Normal de Arluno, próximo de Milão, dirigida pelas Filhas do Sagrado Coração. Foram cinco anos de intenso estudo, o qual possibilitou uma sólida formação pedagógica e o seu amadurecimento religioso com a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.

Com o desejo de consagrar sua vida a Deus como religiosa, Francisca procurou uma congregação religiosa, mas não foi aceita por causa de sua saúde frágil e também porque os sacerdotes, conhecendo seu potencial humano, educacional e religioso, confiaram a ela algumas responsabilidades nas instituições diocesanas e paroquiais.

Em 1880, o bispo de Lodi, Monsenhor Domenico Gelmini vendo a impossibilidade de mudança na Casa da Providência fez um desafio para Francisca: “Sei que você quer ser Missionária, eu não conheço nenhum Instituto desta natureza (missionário), funde um”. Francisca respondeu: “Procurarei uma casa”. E assim, deu início à fundação do Instituto das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus, em Codogno, Itália, sendo chamada “Madre Francisca Xavier Cabrini” ou “Madre Cabrini”.


Rua Capitão Cavalcanti, 51 - 04017-000 - Vila Mariana - São Paulo/SP | Tel.: 11 5579-5271